sexta-feira, 29 de julho de 2011

Feirinha de Sant´Ana reúne milhares de pessoas

Caicó - A tradicional Festa de Sant´Ana de Caicó deste ano, chega ao último final-de-semana. Ontem, a Feira de Sant'Ana que ocorreu  durante todo o dia, no largo da Catedral, reuniu milhares de pessoas que se confraternizaram ao som da boa música e degustando o melhor da culinária seridoense. 
sidney silvaAs barracas de comidas típicas da Feira de Sant´Ana venderam todos os produtos. Organização estima que 10 mil pessoas tenham  participado do eventoAs barracas de comidas típicas da Feira de Sant´Ana venderam todos os produtos. Organização estima que 10 mil pessoas tenham participado do evento

Nas barracas montadas pela comissão organizadora da festa foram vendidas as comidas típicas como a paçoca de pilão, vatapá, filhóis, doces, xerém, a famosa buchada de bode, prato tradicional entre outros. Tudo foi vendido.

O Lions Clube de Caicó administrou uma das barracas, vendendo vatapá de camarão e farofa. Adalberto Bezerra, presidente do clube de serviço, disse que a parceria com a paróquia já dura 50 anos.


"Nós sempre colaboramos. Sempre fizemos esta parceria. Foi desde o início de sua realização. Ultimamente estamos vendendo o vatapá de camarão e sai tudo. Este ano a Diocese foi muito feliz em determinar a não comercialização de bebidas alcoólicas. Podemos ver que ninguém deixou de vir e se divertir", disse.

O monsenhor Edson Medeiro, avaliou de forma positiva a feira. "Nós entendemos que a festa está mais do que consolidada, e atrai muita gente, tudo porque o povo de Caicó é hospitaleiro, acolhedor, e um povo de fé, bravo, que mesmo vivendo no semi-árido, muitas vezes com sofrimento, sabe tirar daí a vida. A festa de Sant'Ana é a expressão da organização deste povo que ama a Deus e que tem coragem de trabalhar pondo a mão na massa para fazer esta festa grandiosa", afirma.

Para o empresário, Diego Vale, a feira é hoje um dos grandes eventos da festa, e destacou que o banquete é a melhor recepção que se dá a um visitante. "A feirinha é este grande banquete. É o melhor que o Seridó tem que está sendo ofertado aos sues visitantes. A feira é especial. Não é uma simples bebedeira, uma simples comilança. Eu costumo dizer que a feira é o evento principal da festa, porque é diferente dos demais que ocorrem em outras cidades do Estado. Aqui nós nos envolvemos. Não é só a paróquia de Sant'Ana que faz a feira, a comunidade toda se envolve", disse.
Bebida

Um tema que continuou rendendo nas rodas de conversa na feirinha, foi a proibição da venda de alcoólica pela paróquia. Sobre o assunto, o presidente da Fundação Belo Amor, que trata de pessoas com problema de dependência química, disse que parabenizou o bispo Dom Delson Pedreira da Cruz pela iniciativa, e revelou que foi informado que um dos motivos que levou a Igreja Católica a tomar tal decisão foi a existência da fundação.

"A Igreja não poderia ser contraditória com que anuncia. Ela prega que o álcool destrói famílias, por exemplo, e ao mesmo tempo comercializavam a arma que matava essas famílias. Outro detalhe é que a Igreja é uma das principais parceiras da Fundação", contou.

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Seridó - ADESE, Francisco Galvão Freire Neto, que também estava na feirinha disse que a feira é um lugar de reencontro, onde todos se confraternizam e se atualizam. A festa favorece isso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...