terça-feira, 13 de agosto de 2013

Tema Arqueólogo Amador : Chile descobre assentamento com quase 13 mil anos em deserto

Imagens do mês (agosto/2013)33 fotos

31 / 33
Cientistas encontraram mais de mil peças, entre elas pontas de projétil, ferramentas como facas, raspadores de pedra, conchas marinhas e pedra vulcânica, em uma região desértica próxima à cidade de Iquique, no norte do Chile. Para o Centro chileno de Pesquisas do Homem no Deserto, os vestígios indicam que neste local conhecido como Quebrada Maní viviam pessoas que circulavam entre o mar e a Cordilheira há quase 13 mil anos CIHDE
Cientistas do Chile e dos Estados Unidos descobriram vestígios do que teria sido um assentamento humano em uma região desértica próxima à cidade de Iquique, no norte chileno, que teria mais de 12.700 anos.
Segundo a pesquisa, o assentamento teria sido construído por um povo "nômade-caçador" na região conhecida como Quebrada Maní 12, 1.870 quilômetros ao norte de Santiago, em uma região de extrema seca no deserto e que não tinha sido muito explorada por arqueólogos.
"Os caçadores-coletores subsistiam dependendo do que a natureza lhes dava. Não produziram seus alimentos. No sítio Quebrada Maní descobrimos que os instrumentos que usavam eram de pedra e de madeira", indicou a arqueóloga Paula Ugalde em comunicado do Centro de Pesquisas do Homem no Deserto, do Chile.
Durante a investigação, que começou em 2005, foram encontradas mais de mil peças, entre elas pontas de projétil, ferramentas como facas, raspadores de pedra, conchas marinhas e pedra vulcânica, o que indica que neste local viviam pessoas que circulavam entre o mar e a Cordilheira, segundo os cientistas.
O assentamento é o mais antigo encontrado até o momento no norte do Chile. A região conhecida como Monte Verde, na região de Los Lagos, no sul chileno, é o assentamento humano mais antigo da América, com 14.420 anos. O estudo será publicado na revista internacional Quaternary Science Reviews.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...