terça-feira, 14 de abril de 2015

Trabalho contra Dengue elaborado pela UFRN atrai interesse internacional


Ricardo Valentim_prof. Ufrn coord. Observatório da Dengue 14 04 2015 (1)




















Discutindo medidas de combater a dengue, esta é a proposta da 2ª reunião anual do “Dentarget” (“Dengue ao alvo”, em português), que reúne especialistas do Brasil e 
estrangeiros.

Durante o evento, a equipe do Laboratório de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) apresentou, nesta terça-feira (14), o sistema “Observatório da Dengue”, desenvolvido em 2011 junto com o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).

Valentim comemora o interesse entre algumas organizações pelo projeto.

“O México propôs uma parceria, porque eles possuem um programa bastante similar com o nosso, organizado pelo Governo Mexicano”, disse o professor. Valentim explicou que a intenção é aperfeiçoar os respectivos programas.

“Algumas funções do “Observatório da Dengue” não têm no sistema deles. Queremos trocar as informações e espero que esta parceria aconteça mesmo”, afirmou. O professor admitiu que no Brasil a organização Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) também demonstrou interesse pelo sistema.

O Dentarget, que termina na próxima sexta-feira (17), é organizado pelo Ministério de Saúde e LAIS/UFRN.  De acordo com o professor da UFRN, Ricardo Valentim, a reunião está bastante proveitosa e é uma forma de saber o que os países estão fazendo para combater a doença. “Aqui tem profissionais da Colômbia, México, Chile, Guatemala e outros países que possuem grandes casos da doença”, afirmou. O professor explicou que países que possuem clima tropical possuem mais chance de apresentar epidemias deste porte.

O objetivo do “Observatório da Dengue” é utilizar novas tecnologias de informação e geoprocessamento para monitorar o foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.  O programa, através do Google Maps, sinaliza quais são os locais que estão com o foco do mosquito e os casos da doença espalhados por Natal.

Dentarget Reunião Anual Internacional  14 04 2015 (3)
Dentarget reúne especialistas da doença de diversos países (Foto: Alberto Leandro)

A população também pode marcar no mapa e informar para a equipe da central de processamento de dados, que vai repassar para as secretarias municipais, que também pode antecipar a criação de políticas públicas para combater a doença.

Natal foi o primeiro município do Rio Grande do Norte a implantar a tecnologia e desde fevereiro outras cidades do estado estão aderindo aos poucos ao sistema. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), divulgou no dia 23 de março, que foram notificados 5.411 casos suspeitos no estado, dos quais 523 foram confirmados.

Os cinco municípios que mais notificaram foram Natal (1440), Currais Novos (500), Parelhas (363), Parnamirim (338) e Cerro Corrá (238). 27 municípios apresentaram alta, 28 estão com média, 53 estão com baixa e 59 apresentaram incidência silenciosa. Ricardo Valentim disse que o número de casos de dengue neste mês no Rio Grande do Norte triplicou em compração ao mesmo período no ano de 2014 e isso é “considerado preocupante” e que “estamos passando por um período de surto epidemológico”.

A Prefeitura do Natal, além de utilizar o “Observatório da Dengue” para enviar os agentes de endemia, estão circulando carros fumacê nas ruas da cidade como uma forma de exterminar o mosquito Aedes aegypti.

Valentim afirmou que em março houve o aumento das denúncias realizadas pelos cidadãos. Os bairros que já realizaram as denúncias foram Alecrim, Barro Vermelho, Bom Pastor, Capim Macio, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Felipe Camarão, Guararapes, Lagoa Azul, Lagoa Nova, Neópólis, Nossa Senhora da Apresentação, Nova Descoberta, Pajuçara, Parque das Dunas, Petrópolis, Pitimbu, Ponta Negra, Potengi, Quintas, Ribeira, Rocas, Santos Reis e Tirol.

O “Observatório da Dengue” está associado ao programa Telessaúde, para acessar ao programa é só entrar no site:http://observatoriodengue.lais.huol.ufrn.br/. Já as denúncias podem ser realizadas em http://telessaude.ufrn.br/observatoriodadengue/. Para usar, basta informar o e-mail, telefone e endereço.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...