segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Astrônomos descobrem exoplaneta duas vezes maior que a Terra


Astrônomos descobrem exoplaneta duas vezes maior que a Terra
Foto: Divulgação / NASA
Astrônomos afirmam terem encontrado o maior exoplaneta de superfície sólida já descoberto. O BD+20594b, localizado a 500 anos-luz de distância na constelação de Áries, é 100% formado de rocha e não contém gás, como se acreditava anteriormente, segundo os pesquisadores no artigo publicado no site da biblioteca da Universidade de Cornell.
O planeta, descoberto usando o telescópio Kepler em 2015 e analisado ​​com o espectrômetro HARPS, tem mais de duas vezes o diâmetro da Terra, mas tem uma massa 16 vezes maior.
A sua densidade é de cerca de 8 gramas por centímetro cúbico, em comparação com os 5,5 do nosso planeta, equivalente a densidade do silicato de magnésio. Tal composição seria uma rara exceção para os planetas com o tamanho aproximado de Netuno.
Até agora, acreditava-se que planetas com um diâmetro maior do que 1,6 vezes maior do que a Terra fosse gasoso. É pouco provável que exista vida no gigante, por causa da falta de atmosfera que, aparentemente, foi perdida durante a criação deste sistema estelar há cerca de 3.300 milhões de anos. Além disso, ele é muito próximo do seu sol, reduzindo a possibilidade de água no estado líquido sobre a superfície.
Exoplaneta
Um exoplaneta é um planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol e, desta forma, pertence a um sistema planetário distinto do nosso. Até 27 de março de 2014, havia 1 779 exoplanetas detectados.

Under Creative Commons License: Attribution 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...