sábado, 29 de outubro de 2016

Sebastião Salgado vê fim da fotografia nas próximas décadas


Foto: Wikimedia Commons
“A fotografia está acabando”. Sim, foi isso que você leu. E a frase foi dita por ninguém menos que o fotógrafo Sebastião Salgado em entrevista à Folha de São Paulo. Apesar de um grande mestre da atualidade, Salgado é ainda um fotógrafo à moda antiga, que resolveu não se adaptar ao fluxo incessante de fotos nas redes sociais.
Foto de Sebastião Salgado
Foto de Sebastião Salgado
“Olha, às vezes tem fotos interessantes, mas para fotografar você tem que ter uma boa câmera com uma lente adaptada, tem que ter uma série de condições, a luz… não pode ser um processo automatizado”, desse ele aos jornalistas na entrega do prêmio Personalidade, concedido pela Câmara de Comércio França-Brasil, no Rio de Janeiro. E é daí que vem a afirmação de Sebastião Salgado quanto ao fim da fotografia.
“A fotografia está acabando porque o que vemos no celular não é a fotografia. A fotografia precisa se materializar, precisa ser impressa, vista, tocada, como quando os pais faziam antes com os álbuns de fotos de seus filhos. Estamos em um processo de eliminação da fotografia. Hoje temos imagens, mas não fotografias”, diz Salgado, que afirma não acreditar que a fotografia viverá mais do que 30 anos a partir de agora. “Vamos passar para outra coisa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...